Dicas de organização pessoal

A organização pessoal é o grande segredo da produtividade e, consequentemente, do alto desempenho.
Em todos os aspectos da vida, a organização se mostra indispensável para “facilitar” o caminho ou, simplesmente, evitar que as coisas se enrosquem no andamento.

A necessidade de me organizar surgiu muito cedo, quando ainda estava no ensino médio e já trabalhava e estudava. Eu desenvolvi minha organização pessoal baseada em algumas técnicas que aprendi trabalhando na área de qualidade e fui aprimorando com o tempo.

My Messy MoleskineCreative Commons License Alexandre Dulaunoy via Compfight

Para iniciar minha organização pessoal eu analisei um ponto: O que me desorganiza?

 



Eu identifiquei que a dificuldade em lidar com a interferência de fatores externos (solicitações de última hora, acontecimentos imprevistos, visitas inesperadas de clientes, telefonemas longos e até a internet liberada), são os fatores que mais atrapalhavam minha organização.

Em síntese, a falta de planejamento e a má administração do tempo são os grandes vilões da organização pessoal.

A falta de organização pessoal tem impacto negativo no nosso desempenho pessoal e profissional, por exemplo: ter que fazer uma arrumação emergencial da mesa de trabalho porque o Presidente ou cliente visitam o andar mostra um perfil desorganizado e isso é negativo. Perdemos todos os dados no computador porque não tínhamos o backup, isso gera perda de informação, dinheiro e retrabalho; esquecemos algum compromisso ou alguma promessa que fizemos – quem nunca já teve brigas com a esposa, filhos, namorado por isso?

Todas essas situações ilustram a necessidade de desenvolver a organização pessoal, visando manter ou melhorar nosso desempenho em vários setores da nossa vida.

 

Do note [Closed] Paul Watson via Compfight

A capacidade de organização é uma habilidade que podemos desenvolver, mesmo que não exista uma receita pronta ter disciplina e determinação são vitais para a organização pessoal.

Identificando o que te desorganiza siga estas dicas de organização pessoal:

Feito isso o dia a dia já começa a ficar mais simples. Revise ao final do dia as tarefas concluídas e marque-as como: Done! √ é bem prazeroso chegar ao fim do dia com a sensação de tarefa cumprida!

Para ajudar a sua organização estou disponibilizando a minha planilha de organização pessoal – ela é bem direta para registros por dia, baseei ela nos conceitos do 5′s de limpeza de informações, deixando somente os registros necessários para entendimento das tarefas, assim não perdemos tempo com o preenchimento da planilha.

Para receber a planilha de organização pessoal preencha o formulário abaixo, em até 5 dias envio sua cópia: de grátis :)

 

 

Dúvidas, sugestões e etc… Deixe seu comentário!

Lis, para os amigos. Blogando desde 2005, transformei o Coisitas de Luxo em um espaço pessoal, onde posso falar de tudo um pouco sobre o universo feminino moderno. Sou multi-task, com orgulho!