Como organizar uma rotina de estudos?

Reuni dicas de como organizar uma rotina de estudos para dar um UP no currículo, aprender um novo idioma ou render mais nas aulas, pois eu sou viciada em estudar, mas nem sempre a rotina de trabalho + estudos é fácil, pensando nisso conversei com a  Rafa Pristo para darmos nossas melhores dicas sobre o assunto.

Um post escrito a 4 mãos :)

Passo-a-passo prático sobre como organizar uma rotina de estudos:

1. Organize seus horários: a melhor maneira de organizar horários é utilizando uma planilha simples e colocando todas as tarefas que tem horário fixo anotadas em ordem.

Assim você saberá claramente quanto tempo tem livre para estudar. Para te ajudar eu estou disponibilizando a minha Planilha de Rotina, que uso como uma agenda diária :) só clicar, baixar e colocar suas tarefas.

2. Anote tudo o que você tem para fazer: Eu utilizo a minha planilha de organização pessoal (clique para ler o post e baixar a planilha), além da agenda planilhada que está no ítem 1 e mantenho sempre anotado: trabalhos a serem feitos, exercícios a entregar, matérias que peguei emprestado, datas de provas, pesquisas a fazer e o que mais achar necessário.

Eu utilizo essas ferramentas para todas as minhas tarefas mas, para auxiliar o meu cerébro a encontrar mais facilmente as informações no papel, faço anotações com cores diferentes, por exemplo: azul para aulas, veremelho para trabalho, verde para coisas pessoais e preto para coisas do blogSempre que uma tarefa é realizada coloco um OK ao lado. Só assim pra eu não esquecer de fazer um trabalho ou devolver o material de alguém ;).

 

To do list – lista de coisas a fazer

A imagem acima é um modelo bem simples de folhas para anotar o que deve ser feito e deixar sempre com você, uma cor para cada tipo de tarefa. O uso de agendas também é muito bom e recomendo a agenda do Google, que pode ser acessada de qualquer lugar e por celular.

3. Mantenha sempre seus materiais organizados: organização é tudo para quem não tem muito tempo a perder, investir ao menos 10 minutos por dia para organizar suas listas de tarefas, seus cadernos e materiais é fundamental para ter sucesso. Deixe separado em pastas todo material de estudo, eu, por exemplo, utilizo pastas com divisórias para cada matéria, manetnho também uma pasta com materiais dos bimestres/cursos passados, tudo muito bem identificado.

4. Leve consigo algum material: sabe aquela fila do banco? Aquele trajeto casa/trabalho/faculdade que você fica no ônibus?  Transforme esse tempo em tempo de leitura, tenha sempre o que ler em mãos para aumentar sua produtividade. Sabe aquela semana de provas puxada? Esses momentos vão ajudar a você se preparar e não deixar tudo para a última semana.

5. Ter atenção nas aulas e anotar tudo: parece conselho de mãe, mas não é, eu considero essa uma das coisas mais importantes. Tenha o hábito de anotar os pontos mais relevantes da explicação dos professores, frases curtas que te ajudem a elucidar dúvidas. Eu adoro o post-it para destacar assuntos importantes, lembrar frases e deixar marcando páginas importantes. É muito mais fácil de memorizar e assimilar o conteúdo quando você já passou por ele algumas vezes, na sala de aula, lendo ou só batendo o olho de relance no lembrete.

Caminho das pedras: organização e planejamento são a chave para tudo na vida e saber como organizar uma rotina de estudos vai te levar mais longe, digo isso porque depois da faculdade, veio especialização (tenho 3), vários cursos e ainda estou na Pós ciente de que tenho muito a estudar a vida toda. Sem contar os estudos que faço no trabalho.

Post publicado originalmente em: 16 de abril de 2012 às 13:14

Lis, para os amigos. Blogando desde 2005, sou consultora de tecnologia da informação e gosto de escrever sobre o universo feminino contemporâneo: moda, beleza, saúde, fotografia, carreira e família!